terça-feira, 16 de novembro de 2010

Papa fará visita de cortesia aos novos cardeais

As visitas de cortesia do Santo Padre aos 24 novos integrantes do Colégio Cardinalício acontecem no sábado, 20, entre 16h30 e 18h30 (em Roma - 13h30 e 15h30 no horário de Brasília). O Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, integra a lista.

O Consistório Ordinário Público para a criação dos cardeais acontece neste sábado, 20, às 10h30 (em Roma - 7h30 no horário de Brasília). A cerimônia ocorre na Basílica de São Pedro e será presidida pelo Papa Bento XVI, com transmissão ao vivo pela TV Canção Nova.

No domingo, 21, Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, o Papa presidirá à concelebração da Santa Missa com os novos cardeais na Basílica Vaticana, ocasião em que dará a cada um o Anel cardinalício.

"Os Cardeais têm a missão de ajudar o Sucessor do Apóstolo Pedro no cumprimento de sua missão de princípio e fundamento perpétuo e visível da comunhão na Igreja (cf. Lumen gentium, n. 18)", explicou o Santo Padre ao divulgar a lista com os nomes dos novos cardeais, logo após a Catequese do dia 20 de outubro.

Os novos cardeais provêm de quatro continentes: 15 europeus (incluindo 10 italianos); 4 africanos e americanos, 1 asiático. Este será o terceiro Consistório do Pontificado de Bento XVI. Os cardeais chegarão a um total de 203, dos quais 121 eleitores.

Leonardo Meira
Da Redação, com Boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé

Nenhum comentário: