sexta-feira, 14 de novembro de 2008

275 anos de anúncio da Redenção


No próximo dia 9 de novembro a Congregação do Santíssimo Redentor celebra seus 275 anos de existência. Nós, Redentoristas, somos os missionários das Santas Missões Populares; do Pai Eterno e de Nossa Senhora, como o povo carinhosamente nos chamam. A Congregação foi fundada na cidade de Scala, Itália em 1732, pelo Bispo e Doutor da Igreja, Santo Afonso Maria de Ligório.
A Congregação Redentorista é uma resposta de amor dada por Afonso Maria de Ligório à interpelação de Jesus, por meio dos redimidos, carentes do pão da palavra e da eucaristia. Uma resposta com raízes na Sagrada Escritura, salmo 129, no qual o salmista exclama: “... porque junto ao Senhor se acha a misericórdia; encontra-se nele copiosa redenção”.
Atualmente os Redentoristas formam um grupo de aproximadamente 5.500 missionários trabalhando em 76 países, além de inúmeros seminaristas em formação e leigos atuando diretamente na ação missionária. A Congregação possui no Brasil mais de 500 religiosos efetivos, distribuídos em cinco Províncias (grupos maiores) e quatro Vice-Províncias (grupos menores), o que faz de nosso País o maior em número de unidades e de religiosos entre todos os países.
Fazendo memória àqueles que ajudaram a construir essa fecunda história de 275 anos, olhamos para o testemunho de tantos homens que doaram suas vidas em prol do anúncio da redenção aos mais pobres e abandonados. Constatamos a continuidade dos projetos nos diversos segmentos da atuação missionária, através do zelo pelos fiéis nas comunidades, seja atuando nos meios de comunicação de massa que visam atingir a população em geral.
Em Goiás, a Congregação está presente desde 1894, quando os primeiros missionários chegaram a Campininha das Flores, hoje Setor Campinas, de Goiânia. Destacam-se pela pastoral em centros de evangelização com grande participação de fiéis, como os santuários do Divino Pai Eterno, em Trindade, e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na capital goiana.
Muitos foram os serviços desenvolvidos nesses 275 anos de existência pelos Filhos de Santo Afonso e seguidores de Jesus Redentor no anúncio da Boa Nova. Roguemos à Trindade Misericordiosa para que a Congregação possa ampliar cada vez mais o seu trabalho missionário!
Os 275 anos de fundação da Congregação Redentorista serão celebrados pelos Missionários da Província de Goiás, com uma peregrinação a Aparecida, São Paulo, onde participarão do encerramento do Encontro Nacional de Redentoristas, no Santuário Nacional.
O superior geral dos Redentoristas, padre Joseph W. Tobin, expressa desta forma a gratidão pelos 275 anos da Congregação Redentorista: “Nós Redentoristas somos gratos pela nossa missão na Igreja e pela oportunidade de anunciar o mistério da Palavra de Deus, que ilumina os misteriosos caminhos da humanidade e torna possível a plena realização de sua vocação. Acreditamos que o amor de Deus, tornado visível em Jesus Cristo, nos envolve e assim nos tornamos testemunhas da verdade de que, quem segue Cristo, o ser humano perfeito, se torna mais humano.”.

Welinton Silva é seminarista redentorista, licenciado em filosofia pela Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
welintonredentorista@hotmail.com

Artigo publicado na edição nº 7673 de 08 de novembro de 2009 no Jornal Diário da Manhã.