quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Goiânia 74 anos!


Hoje a minha capital completa mais um ano de existência. Felicidade sem limites a todos os habitantes desta bela cidade. Parabéns Goiânia!!! A você, caro leitor deste blog, vai um pouco da história da Capital do Estado de Goiás: GOIÂNIA.

História
Já desde a época colonial, entre viajantes estrangeiros e parte da elite política da região, eram comuns tanto a crítica às condições geográficas da cidade de Goiás quanto a idéia da transferência da capital da província para uma área mais conveniente à expansão e desenvolvimento urbanos.

Tal idéia permaneceu em latência até que, após a Revolução de 1930, Pedro Ludovico Teixeira foi indicado interventor federal no estado de Goiás. Por sua decisão, criou-se em 1932 uma comissão encarregada de escolher o local em que seria construída a nova capital. Em 24 de Outubro de 1933, lançou-se a pedra fundamental da construção, num gesto simbólico que marcou a fundação da nova cidade. Porém, a transferência da capital do estado para Goiânia somente foi oficializada em 1937 e a inauguração oficial da cidade somente aconteceria em 1942.

O plano piloto de Goiânia foi concebido pelo urbanista Atílio Correa Lima. Em linhas gerais, consistia de três avenidas principais (Goiás, Araguaia e Tocantins), as quais confluíam para a parte mais elevada do terreno, onde se previa construir a sede do governo estadual; e de uma via circular (Avenida Paranaíba), perpendicular às três avenidas mencionadas, a conectar o Parque Botafogo ao atual Setor Aeroporto. Em 1936, Armando de Godoy assumiu a direção do projeto, interpondo-lhe modificações significativas. Godoy reelaborou, sobretudo, a parte sul do projeto de Correa Lima, introduzindo nesta área um bairro residencial, o qual concebeu sob a inspiração do movimento das cidades-jardim, fundado pelo urbanista Ebenezer Howard.

Boa parte das primeiras edificações de grande porte do centro de Goiânia foram construídas no estilo Art Déco, entre as décadas de 1940 e 1950, e constituem um acervo significativo do ponto de vista da história da arquitetura brasileira. Por esta razão, em 2003, partes do núcleo central de Goiânia - bem como do bairro de Campinas - foram incorporadas oficialmente ao patrimônio histórico e artístico nacional brasileiro.

Desde a sua fundação, Goiânia tem sido o palco de um crescimento demográfico e de uma expansão urbana vertiginosas. Em 1950, a cidade já superava as expectativas demográficas da época da sua construção, ultrapassando a cifra dos 50.000 habitantes. Em 1980, a população da cidade já era estimada em cerca de 700.000 pessoas. Desde então, tanto o crescimento demográfico quanto a expansão da área urbana do município de Goiânia têm-se feito num ritmo mais lento que outrora. Tal fenômeno, contudo, vem sendo contrabalançado pelas altíssimas taxas de crescimento populacional de alguns municípios da sua região metropolitana.

Em 1987, teve lugar em Goiânia o mais grave acidente radioativo já ocorrido no continente americano. Nesta ocasião, contaminaram-se centenas de pessoas com partículas da substância radioativa Césio-137, as quais foram liberadas de maneira não premeditada, quando um indivíduo desmontou um aparelho utilizado em radioterapias.

Welinton Silva, depois de Wikipédia